domingo, 29 de abril de 2012

Soltas no ar de um caderninho..

Tenho um amigo que também gosta de escrever. Ele é muito, muito engraçado, pois suas inspirações brotam a todo instante, como se ele vivesse em diversas frequências ao mesmo tempo: mantém uma conversa agradável...e dali a um momento, solta um verso, um texto inteiro, como num transe...Seus olhos faíscam nestes momentos....Depois, segundo ele me diz, esquece, e nunca consegue recuperar tudo aquilo que lhe apareceu tão  espontaneamente...Mesmo assim, ainda consegue registrar alguma coisa. Sugeri a ele que mantivesse junto a si um caderninho onde pudesse registrar esses momentos. Ficou de providenciar mas pelo que sei, até agora...nada. Então, penso que muitos vislumbres cheios de luz ainda se perderão por ai...

Dei o conselho pois eu mesma tenho um caderninho onde anoto as coisas que me encantam, ideias que dançam em minha mente e me inquietam. Essas anotações acontecem sem anúncio prévio. São um pouco de tudo o que vivencio e penso ser importante escrevê-las. Como um diário, que mantenho desde minha adolescência e que perdura. Mas agora, sem aquela insegurança juvenil, mas com ansiedade da, vamos dizer assim, maturidade. Se bem que maturidade...penso que nunca irei conseguir...Sinto-me tão ignorante de mim mesma, às vezes ...Ao relê-lo, percebo-me nas entrelinhas dessa colcha de anotações soltas e sem muito sentido...Aparentemente. 
"Quando imagino a minha casa, recordo-me da sensação de útero, retorno a um período de tranquilidade e aconchego. Lar. Cais. Porto. Estabilidade."


" - O que alucina na grande cidade é a possibilidade do anonimato...( frase de meu irmão, que mora em São Paulo)"
"Na estrada, surgem árvores retorcidas pelas chamas, queimadas. Não entendo o prazer que algumas pessoas tem em por fogo em algo tão belo e indefeso que é o mato."

"Saindo de São Paulo, vamos em direção a nuvens cinzas, carregadas de água. O calor indica que elas vão descer com força. Levas e mais levas de carretas, de todas as formas e tamanhos, também tomam o mesmo rumo. Minas fica no alto. Nas nuvens..."

"A escola é um espelho da sociedade..."
"Bandas novas e surpreendentes: Le Corbeu/ Mystic/ Gem Club/ The Middle East/ Bandee Trio"

"Nas artes japonesas encontra-se muito o conceito de MA. Esse fonema expressa algo como o vazio, a distância ou o espaço, mas um vazio no sentido potencial de expressão. É característico nas artes visuais japonesas deixar um respiro, um espaço em branco, um algo a mais a ser preenchido pelo observador..._Revista Língua Portuguesa/set/2011"
E por aí sigo anotando tudo aquilo que me toca. É um bom exercício.