sábado, 2 de março de 2013

Fé.

Segundo o dicionário Aurélio, Fé pode ser crença religiosa ou valores espirituais; conjuntos de dogmas e doutrinas que constituem um culto; adesão ou anuência pessoal a Deus e seus desígnios... Reconheço e compreendo que diante do mistério da vida, faço parte desse mistério e ao mesmo tempo o mistério existe, ad eternum, independente de minha fugaz existência. Deus como o Princípio Criador, ao mesmo tempo masculino e feminino, algo que nos ampara nas travessias sombrias, sim, eu creio que exista. Não sei se ocorre com todos, mas existe uma voz, muito sutil, que  me diz: - Vá! E quando isso me acontece, simplesmente não tenho como fugir. E são caminhos nos quais eu não gostaria mesmo de passar. Essa voz fala pouco, muito pouco comigo. Mas quando fala, é imperativo que eu a siga...São trilhas que me trazem sofrimentos, mas que ao mesmo tempo, geram um aprendizado importante sobre eu mesma e sobre as pessoas que participam, de algum modo, dessas travessias. E enquanto a sigo, sinto-me tão pequena diante dos cenários tristes, sombrios e pesados, tão incrivelmente só, que se não acreditasse  que um resgate, ao mesmo interno e externo, existisse, não teria sobrevivido... Esse "resgate" é Deus, para mim.
Sinceramente porém, não creio em dogmas religiosos, porque entendo que fazem parte de um plano muito humano, sem nos ligar ao que é sagrado, sem nos indicar que somos todos iguais em nossa finitude. Afora todo o arranjo institucional, permeado de vaidades e interesses estranhos ao divino...
Minha fé nesse princípio é maior que minhas dúvidas existenciais, e elas são tantas...

Um comentário:

Ana Paula Silva disse...

Só sei que nada sei!!
Concordo contigo sobre a parte dos dogmas religiosos... houve uma época em que procurei conhecer algumas religiões em busca de respostas até perceber que elas não poderiam me dar essas respostas... também admito que algumas religiões têm suas partes boas, mas na maioria das vezes, as próprias pessoas que participam dessas religiões, as estragam, por querer agir em benefício próprio e por guerras de egos...
Quanto a fé, as pessoas dizem que todos têm que ter fé em algo, então penso assim, se tivermos que ter fé em algo ou alguém, tenhamos "fé" em nós mesmos... e tento levar assim, tento acreditar em mim mesma e acredito que tudo que acontece ou deixa de acontecer em minha vida, e as consequências dos meus atos, tudo isso é minha respondabilidade...
Não acredito em deuses... embora de uns tempos para cá, tenha pensado sobre esse "algo mais" que permeia nossas vidas e que nos une na mesma condição de seres vivos (e não apenas de seres humanos, pois envolve tudo que é vivo no Universo)... também tenho minhas dúvidas sobre a morte... mas aí já é assunto para outro post ;)