sexta-feira, 31 de maio de 2013

Excertos...

" O Pensar e o Sentimento

Grande parte de nossas vidas é isenta de reflexão e sentimentos transformados em ato, e a capacidade de pensar fica submetida às contingências naturais da vida... 
Como filosofar, questionar se a imposição da rotina do dia-a-dia nega a privacidade? Como valorizar o questionar, se a clareza do questionamento exige ética e a ética é uma tragédia para o ego?
O pensar é uma atividade involuntária, impulsivo, não temos controle sobre os estímulos externos e internos, que desencadeiam o pensamento. Contudo, o pensamento organizado, dirigido, suas dimensões dialéticas e analíticas, junto ao desdobramento do sentimento transformado em ato, ( realização) é arte. É o esforço humano, pela razão, para dar conta dos afetos mobilizados pelo real.
..a vida sem "reflexão ativa" (filosofia) e sem busca da autonomia, do "se saber" (psicologia), é ainda uma vida sem existir.
Muito poderiam fazer os pais, se compreendessem que a educação necessita de....orientações culturais, objetos culturais que possam educar veiculando a interioridade, a extração sublimar dos símbolos e valores.
...a repetitividade auto-justificável do dia-a-dia mascara a falta, o vazio, justificando qualquer mediocrização...
A falta de crítica e de auto-crítica engessa o homem, em determinadas formas de poder, de vontades de poder em que, nada agrega à sua própria construção, enquanto humano.
A falta de consciência e reflexão de si, leva o homem a buscar poder e controle, justamente pela falta de controle de si próprio, pois não tendo controle sobre os conteúdos da identidade (já degradados), começa a controlar o semelhante (o outro) na ânsia de manter a arcaica fantasia de perfeição, bem como manter uma falsa imagem de plenitude.
O pensamento cartesiano nos diz: "penso, logo existo". Mas antes de pensar, sentimos, somos afetados. Os pensamentos são, assim como os sentimentos, uma forma de organização dos afetos.
Não são os pensamentos que levam e levaram os homens aos atos de coragem, de ética e que mobilizaram as mudanças culturais e morais. O intelectualismo radical e o sentimentalismo sem comoção, torna-se mais uma fuga que uma construção, acarretando insensibilidade, ou ainda, "o especialista sem espírito" e o "sensualista sem coração".
A base de toda mobilização do homem, no mundo, sempre foi emotiva, o pensamento somente se constrói diante das manifestações emocionais. Claro que, em uma época em que o termo compaixão cai no ridículo, nos é mais difícil ainda dizer algo sobre "o pensar o sentimento", até que uma farpa atinja nossas almas.
Depois de mais de 2000 anos a.C. "conheça a ti mesmo" não foi entendido. 
O pensamento constrói estrada onde o afeto abre caminho."

                                                        in: OLIVEIRA, Alexssandro. Quando o passado acabar: ensaio contemporâneo sobre estados arcaicos. Ed. Publique Composição e Arte Final Ltda. Belo Horizonte. p 51 /54.

4 comentários:

Ana Paula Silva disse...

Muito bom!!!! Gostei disso de que as grandes ações da Humanidade foram motivadas pelo lado emotivo. Creio que é por aí mesmo... o ideal seria um equilíbrio entre razão e emoção, mas quem diz que é fácil?? hehehe :)

Ana Paula Silva disse...

Muito bom!! Gostei disso de que as grandes ações da Humanidade foram motivadas pelo lado emotivo... o ideal seria um equilíbrio entre razão e emoção, mas quem disse que é fácil? hehehe :)

Isa Mariano disse...

Só tenho que agradecer esta possibilidade de conhecer novas fronteiras, pois como imigrante digital, tenho inúmeras barreiras a dissolver.
Obrigada, Lilian,por existir como artista da palavra, uma poetisa, com um conhecimento profundo do que interessa a todos nós.Vou de carona nas indicações bibliográficas.

Isa Mariano disse...

Como imigrante digital, só tenho que agradecer por propiciar um avanço nas minhas barreiras tecnológicas.Excelente as postagens, as indicações bibliográficas.Ainda penso que um dia voçê irá escrever e publicar algo.