sábado, 2 de janeiro de 2010

2010...

2010, ou vinte e dez, segundo os novaiorquinos, será um ano de muitas realizações positivas no campo econômico. Isso nas análises dos economistas. Afirmam que, por ser um ano após a última crise, a economia retoma o fôlego, e então entra em novo ciclo de investimento. Resta saber se haverá, na mesma proporção, uma melhor distribuição de renda no mundo. É querer demais?

Outro aspecto importante a ser discutido e buscado soluções é nossa relação com o meio ambiente. Quem se dispõe a andar a pé? Qual empresa transnacional colocará à disposição dos simples mortais tecnologias de ponta no âmbito dos transportes e energias limpas?

O ser humano vive aqui há muito pouco tempo e definitivamente a terra não precisa de nós. Acredito que poderemos ter mais um salto de qualidade em nossas consciências, entendendo melhor essa relação. Daí me lembrar daquela famosa carta do chefe indígena ao presidente estadunidense em 1854: "...Isto sabemos: a terra não pertence ao homem: o homem pertence à terra. Isto sabemos: todas as coisas estão ligadas como o sangue que une uma família. Há uma lição em tudo.O que ocorrer com a terra recairá sobre os filhos da terra. O homem não tramou o tecido da vida; ele é simplesmente um de seus fios. Tudo o que fizer ao tecido, fará a si mesmo."

Nenhum comentário: