sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Mais uma vez, e sempre...

Do ponto de vista histórico existem períodos que muito me impressionam, alguns de maneira especial: final do século XIX, os anos 1920, os anos 1950, 60, a chamada Pré-história... Mas nada se compara ao que vivemos a g o r a. Ué, não poderia ser de outra forma. Se eu escolher qualquer um, será sempre a partir do que vivencio já. Então, partindo daqui pra aqui mesmo, fico pasma com a falta de memória que grassa. Isso é ruim porque parece que andamos em círculo, repetindo eternamente ideias, ações. Há uma prática moralista, carcomida e cheia de lodo, que proíbe um monte de coisas. Não faço apologia a nada, mas historicamente e por experiência, sabemos que tudo que é proibido, parece, de certa forma, mais gostoso, atraente. Ao invés de se proibir, esclareça e dê opções, alternativas. Vê e põe reparo na legislação e na discussão sobre drogas e aborto. Dois temas espinhosos porque, apesar de considerados ilegais, só tem aumentado o número de usuários e práticas abortivas. Estão aí as estatísticas demonstrando que não estou viajando...Vá lá saber o que leva uma pessoa a buscar esse agir! 
Penso que liberdade é algo pelo qual ainda devemos lutar. E uma coisa é muito, muito certa: o que de fato possuímos mesmo é o nosso corpo. Sem ele...Então, amo aquela frase anarquista: sobre mim, apenas o céu.     
Liberdade rima com respeito ao próximo, com responsabilidade  - sem caretice, por favor... 

Um comentário:

Vinícius Deiró disse...

"sabemos que tudo que é proibido, parece, de certa forma, mais gostoso, atraente"
concordo plenamente, ta na hora de certas questões que envolvem a saúde publica serem revistas, colocar fotos chocantes em embalagens de cigarros n ajuda em mta coisa n, aliás, foi uma medida que inovou o repertorio de piadas do brasileiro.
"Por favor moça, me dê aquele da angustia, pq o do cancer e o da impotencia eu dispenso."

Grande post Lilian!!