domingo, 11 de setembro de 2011

Li e gostei...Algo sobre a lua...

Um dos textos mais bonitos e estimulantes que já li faz parte o livro Palomar, do escritor cubano-italiano Ítalo Calvino, e chama-se Lua do entardecer
    "Ninguém observa a lua do entardecer, e no entanto é nesse momento que o nosso interesse por ela seria mais necessário, já que sua existência encontra-se ainda em estado de expectativa. É uma sombra esbranquiçada que aflora do azul intenso do céu, carregado ainda de luz solar; quem nos assegura que ainda desta vez irá adquirir forma e luminosidade? Parece tão frágil e pálida e sutil; só numa parte começa a adquirir um contorno nítido como um arco de foice, enquanto todo o resto permanece ainda embebido no azul-celeste.É como uma hóstia transparente, ou uma pastilha meio dissolvida; só que o círculo branco não está se desfazendo mas se condensando, aglomerando a custo as manchas e sombras cinzentas azuladas que não se sabe se pertencem à geografia lunar ou são babas do céu que ainda empapam o satélite poroso como se fosse uma espuma." E por aí ele vai descrevendo cada fase desse processo com uma lucidez e uma poesia impressionantes.
Todo vez que o leio, é como se ouvisse uma sinfonia grandiosa e suave ao mesmo tempo, tamanha é a excitação que me provoca, devido à sucessão de imagens desencadeadas em minha mente. É como um êxtase...
Esse texto foi sugerido por uma professora da PUC/MG (cujo nome me escapa, infelizmente), na minha Pós-Graduação em Planejamento Estratégico e Sistemas de Informação, no meio do anos 1990. O objetivo era compreender e relacionar o pensamento e o método científico... Lembro-me dela e de sua alegria em compartilhar seus conhecimentos conosco. Das coisas todas que aprendi nessa pós, o que mais me tocou foram as indicações de leituras sugeridas por todos os doutores e Ph Ds do curso. Foi nessa época que devorei a saga  O Senhor dos Anéis, iniciando pela leitura do Hobbit, após um belo toque de meu saudoso  e querido primo Fernando. Fica aqui a indicação de leitura e a certeza de irão se divertir por demais... E sobre ela, uma música que também compartilho sempre... Quanto às imagens, sugiro que a observem no céu, pois estamos na cheia de setembro. 


3 comentários:

Vinícius Deiró disse...

ow massa, tem esse é o texto inteiro?

Vinícius Deiró disse...

ow massa, esse é o texto inteiro, ou apenas um trecho?

Caca disse...

Oi, Lilian! Outro dia eu estava ouvindo o Gil e fiquei meio revoltado com uma música dele. Mas depois fui analisar melhor, vi também que há uma ambiguidade nos sentidos da letra. Minha indiganção foi vã, pois com poetas daquela magnitude não se ingina. Seria indigno de minha parte. rsrs. Sabe aquela música?

"do luar não há mais nada a dizer, a não ser que a gente precisa ver o luar..."

Pois é, quando leio poemas ou prosas poéticas como essa do Calvino, acho que jsutifica um pouco a inquietação que eu tive.rsrs.

Abraços. Paz e bem.